Conversa performativa de Jorge Rocha em Amesterdão Jorge Rocha’s performative talk in Amsterdam

palato_figo No próximo 7 de março, Jorge Rocha vai apresentar a conversa performativa: cozinhando a colaboração com o grupo 4bid na Galeria 4bid em OT301, Amsterdam. Cozinhando a colaboração aborda várias estratégias colaborativas para redes artísticas. A discussão será centrada em diversos projetos desenvolvidos pela organização artística portuguesa Xerem, apresentando diferentes contextos de colaboração artística. 4bid é um grupo de quatro pessoas que se interessa pelo diálogo criativo e colaboração através de diferentes medias: ilustração, performance, dança, instalação e prática curatorial. A cada semana, convidam um artista / curador / escritor / historiador / cientista etc, a partilhar o seu conhecimento com o público. Isso é feito na forma de uma palestra, seminário, workshop ou discussão aberta. 7 de Março de 2014 18:30 4bid galeria @ OT301, Overtoom 301, Amsterdam NL Mais informações: www.4bidgallery.com www.ot301.nl/

palato_figo In the next March 7, Jorge Rocha will be presenting the performative talk: Cooking collaboration with the 4bid group at the 4bid Gallery in OT301, Amsterdam. Cooking collaboration addresses several collaborative strategies for artistic networking. The discussion will be based on several projects developed by the portuguese artistic organization Xerem, featuring different contexts of artistic collaboration. 4bid is a group of four people that engages in creative dialogue & collaboration through different mediums: illustration, performance, dance, installation and curatorial practice. Each week they invite an artist/curator/writer/historian/scientist etc, to turn up to share its knowledge with the public. This is done in the form of a lecture, a seminar, a workshop, an open discussion. March, 7 6.30 pm 4bid Gallery @ OT301, Overtoom 301, Amsterdam NL More details: www.4bidgallery.com www.ot301.nl/

Viagens Invisíveis integra a 7ª Bienal de São Tomé e PrincipeViagens Invisiveis part of the 7th Biennial of São Tomé and Principe

vLMEhz

VIAGENS INVISÍVEIS || Artistas em Residência || São Tomé e Príncipe
ANA FONSECA | CARLA CABANAS | MÓNICA DE MIRANDA | SUSANA ANÁGUA

Organização
XEREM Associação Cultural | www.xerem.org |www.viagensinvisiveis.xerem.org

O projecto VIAGENS INVISÍVEIS será apresentado em exposição na 7ª Bienal Internacional de São Tomé, com inauguração oficial a 30 de Novembro.

O projecto teve início com uma residência artística que levou as 4 artistas a São Tomé e Príncipe, de 11 de Outubro a 8 de Novembro.

As VIAGENS INVISÍVEIS destas 4 artistas desenharam trajectos de questionamento sobre as ideias de viagem, viajante, estrangeiro. A rota que as levou de Lisboa a São Tomé produziu deslocamentos dinâmicos, não só físicos, no território, mas também deslocamentos no plano das ideias. Nesta residência, as artistas lançaram-se à exploração da ideia de viagem como metáfora de entendimento e conhecimento, colocando a experiência do lugar em confronto com a experiência do olhar, fortemente ancoradas numa prática artística in situ. O nome do projecto é tomado de empréstimo à obra de Italo Calvino “As Cidades Invisíveis”, cuja leitura solta e descomprometida serviu de contraponto a esta realidade em que as artistas, pela primeira vez, mergulharam.

Patente até dia 28 de Fevereiro de 2014, a 7ª Bienal de São Tomé tem por tema “Re-Design | Síntese”. Está prevista a apresentação de cerca de 200 obras de 100 artistas e um programa cultural de concertos, televisão e rádio. A Bienal tem como objectivos principais o diálogo entre o seu papel histórico como entreposto de escravos, por um lado e, por outro lado, contribuir para se consolidarem novas redes entre artistas africanos e de outras latitudes.

Saiba mais (aqui) ou (aqui)vLMEhz

VIAGENS INVISÍVEIS || Artist in residency || São Tomé and Príncipe
ANA FONSECA | CARLA CABANAS | MÓNICA DE MIRANDA | SUSANA ANÁGUA

Organization

XEREM Associação Cultural | www.viagensinvisiveis.xerem.org
Fundação CACAU | www.cacaucultural.com

The project Viagens Invivisives will be presented on7th International Biennial of São Tomé exhibition, with official opening on 30 November. The project began with a residency that took 4 artists to São Tomé and Principe from October 11 to November 8.

More details (here) or (here)

VIAGENS INVISÍVEIS | Artistas em Residência em São Tomé e PríncipeVIAGENS INVISÍVEIS | Artists in Residence in São Tomé e Príncipe

coverFB

VIAGENS INVISÍVEIS || Artistas em Residência || São Tomé e Príncipe

ANA FONSECA | CARLA CABANAS | MÓNICA DE MIRANDA | SUSANA ANÁGUA

Organização

XEREM Associação Cultural | www.xerem.org |www.viagensinvisiveis.xerem.org

Fundação CACAU | www.cacaucultural.com

Actividades

Residência artística | 11 de Outubro a 8 de Novembro

Workshops de criação artística para crianças

Open day | 30 de Outubro

Exposição integrada na 7ª Bienal Internacional de São Tomé e Príncipe | Inauguração oficial a 30 de Novembro.

“Entrando no território que tem Eutrópia por capital, o viajante vê não uma cidade mas muitas, de igual grandeza e não diferentes umas das outras, espalhadas por um vasto e ondulado planalto. Eutrópia é não uma mas sim todas as cidades juntas; uma só é habitada, as outras estão vazias; e isto faz-se por rotação.”

in CALVINO, Italo, As Cidades Invisíveis

VIAGENS INVISÍVEIS é uma residência artística, concebida pelas artistas Ana Fonseca, Carla Cabanas, Mónica de Miranda e Susana Anágua, que terá lugar de 11 de Outubro a 8 de Novembro em São Tomé e Príncipe. Do programa de actividades constam um período de criação em residência, um Open Day, workshops para crianças orientados pelas artistas e uma exposição integrada na 7ª Bienal Internacional de São Tomé e Príncipe.

As artistas propõem, com esta residência, explorar a ideia de viagem como metáfora de entendimento e conhecimento, colocando a experiência do lugar em confronto com a experiência do olhar.

O nome do projecto é tomado de empréstimo à obra de Italo Calvino “As Cidades Invisíveis”, na qual o autor coloca um ficcional Marco Polo a descrever 55 maravilhosas cidades, cujas histórias são mais valiosas do que qualquer riqueza que delas provenha. As VIAGENS INVISÍVEIS destas 4 artistas desenham trajectos que questionam as ideias de viagemviajanteestrangeiro. A rota que as leva de Lisboa a São Tomé produz deslocamentos dinâmicos, não só físicos, no território, mas também deslocamentos no plano das ideias, capazes de produzir outros olhares e outras narrativas. O projecto pretende assim activar novas direcções dentro do campo dos processos criativos, desde as práticas colaborativas às participativas e de envolvimento através da diversidade de acções criativas e e especificas in situ.

Ana Fonseca irá criar Monumentos Efémeros no contexto do projecto Viagens INVISÍVEIS. Aqui o monumento temporário é assumido pela artista como uma solução para a arte pública urbana do presente. Intervenções transitórias que celebram os grandes e pequenos acontecimentos, pessoas e lugares, criando assim um objecto a partir de uma premissa meta-ficcionada. A concretização do mesmo dependerá da vivência em São Tomé e das experiências no local

Carla Cabanas irá desenvolver um projecto a partir de reproduções de antigos postais de São Tomé e Príncipe. Estes postais funcionam, por um lado, como um retrato histórico de um país, e por outro, como um elemento funcional para a troca de memórias e afectos entre quem fica e quem parte. Continuando uma prática de intervenção sobre a fotografia, a artista irá tratar do desvanecimento da imagem relacionando-o com a partida, a ausência e a saudade.

Mónica de Miranda irá realizar, recorrendo ao vídeo, performance e fotografia, uma reflexão  sobre o imaginário da ilha de São Tomé, nas suas múltiplas histórias e na sua relação com a paisagem e com o conceito das viagens invisíveis. A artista vai abordar metaforicamente mitos e lendas em relação com a paisagem do arquipélago de São Tomé.

Susana Anágua irá apresentar na Cacau um projecto que parte da relação entre duas das cidades descritas no livro de Calvino; Octávia e Ercilia juntam-se e as suas metáforas tomam forma para a construção de uma instalação vídeo, onde se salientam questões importantes: teias de relacionamento humanoversus fisicalidade do espaço novo, S.Tomé, a sua arquitectura e indústria/máquina.

VIAGENS INVISÍVEIS conta com o apoio da Direcção Geral das Artes | Governo de Portugal – Secretário de Estado da Cultura, TAP Portugal, Fundação Roça Mundo, Espaço Cacau, Instituto de Investigação Científica Tropical, da Fineprint, do Ponto das Artes e Ginásio Clube Português.

Para mais informações: geral@xerem.org | 96 720 96 39

BIOGRAFIAS

Ana Fonseca (São Paulo, 1978) vive e trabalha em Lisboa.

Licenciou-se na Middlesex University, Londres (2003).

Das exposições individuais destacam-se: “Almack’s#1”, peça em exposição permanente no Museu Nacional dos Coches de Lisboa desde 2011; “Viagem Pitoresca e Histórica a Portugal”.

Das exposições colectivas destacam-se: “Marco António and friends” – Plataforma Revólver, Lisboa (2013); “Arquivos Secretos” – Arquivo Fotográfico de Lisboa, Lisboa (2012); Mostra colectiva de desenho “…(chamo silêncio à linguagem‐que‐já‐não‐é‐orgão‐de‐nada)…” – Quase Galeria, Porto (2012); “Laboratório Welcome” – Museu de Artes Decorativas na Fundação Ricardo Espírito Santo, Lisboa (2010); Projecto Artístico e curadoria “…andthenagain…” – Museu da Cidade Pavilhão Preto, Lisboa (2010).

Actualmente desenvolve uma residência artística no Ginásio Clube Português (2013/ 2014) no contexto do seu projecto Exótico Europeu.

http://www.anafonseca.webs.com/ |

Carla Cabanas (Lisboa, 1979) vive e trabalha em Lisboa.

Licenciou-se em Artes Plásticas pela ESAD-CR (2003), concluiu o curso da Escola Maumaus (2004) e frequentou o curso de fotografia do Programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística (2008). Concluiu uma Pós-graduação em Produção e Criação em Artes Tecnológicas na Universidade Lusófona (2009). Participou nas residências “MobileHome” (2009) e “Transitante” (2012). Ganhou uma Menção Honrosa no Prémio de Fotografia Purificacion Garcia (2012) e o terceiro prémio de Pintura Ariane de Rothschild (2005). E recebeu uma Bolsa do Programa INOV-Art para residir em Antuérpia na Belgica (2010/2011).

Expõe regularmente desde 2000, destacam-se as individuais: “O que ficou do que foi – O Álbum desconhecido” na Sala do Veado (2012); “A casa onde nasci e outras histórias” na Galeria Carlos Carvalho (2009).  Das exposições colectivas destacam-se as realizadas no Arquivo Municipal Fotográfico de Lisboa, Laboratório das Artes em Guimarães, Círculo de Belas Artes em Madrid, CCCB – Barcelona e na Sede da Fundação Gulbenkian em Lisboa.

www.carlacabanas.com

Mónica de Miranda (Porto, 1976) vive e trabalha entre Lisboa e Londres.

Licenciada em Artes Plásticas na Camberwell College of Arts (Londres, 1998) e Mestre em Artes e Educação do Instituto de Educação (Londres, 2001), está actualmente a terminar o seu doutoramento na Middlesex University (Londres), como bolseira da  FCT.

Mónica de Miranda foi uma das fundadoras da Rede Triangle Network em Portugal, respectivamente coordenou as residências artísticas: “Transitante” (2012) e “Home and Abroad” (2010). Participou em várias residências das quais se destacam: “Hotel Tropico” (Luanda, 2012), “O.u.t” (Capacete, Rio de Janeiro, 2011), “Muyehlekete” (Museu Nacional de Arte, Maputo, 2008). Das suas exposições individuais destacam-se: : “Erosion” (Appleton Square, Lisboa, 2013), “An Ocean Between us” (Plataforma Revolver, Lisboa, 2012), “Novas geografias” (198 Gallery, Londres / Plataforma Revólver, Lisboa / Imagem HF, Amsterdam, 2008).  Das exposições colectivas destacam-se: “Once upon a time” (Carpe Diem, Lisboa, 2012) , “L’Art est un sport de combat” (Musée des Beaux Arts de Calais, França, 2011),  “This location” (Mojo galeria, Dubai, 2010), “She Devil” (Studio Stefania Miscetti, Roma 2010),  “Mundos Locais” (Centro Cultural de Lagos / Allgarve, Portugal, 2008), “Do you hear me ” (Estado do Mundo, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2008), “United Nations” (Singapura Fringe Festival, Singapura, 2007).

A sua obra esta representada em coleções nacionais e internacionais.

www.monicademiranda.org | www.o-u-t.org

Susana Anágua (Lisboa,1976) vive e trabalha em Lisboa.

Mestrado em Digital Arts pela Universidade de Artes de Londres (Camberwell College of Arts) e licenciatura em Artes Plásticas na Escola Superior de Artes e Design (ESAD) das Caldas da Rainha, onde também lecciona desde 2009.

Das exposições individuais destacam-se: em 2012, Olhar Radar, Graphos:Brasil, Rio de Janeiro ou em 2008, “Desnorte/Northless”, sala de projetos do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian , Lisboa.

Tem obras em colecções tais como: Fundação Lígia Clark – Brasil, CAMJAP, Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, MACE – Museu de Arte Contemporânea de Elvas ou Fundação PLMJ.

Expõe regularmente em Portugal e no estrangeiro. É artista representada pela Galeria Graphos – Rio de Janeiro – Brasil.

http://anagua.wordpress.com/coverFB

VIAGENS INVISÍVEIS | Artists in Residence | São Tomé and Principe

ANA FONSECA | CARLA CABANAS | MÓNICA DE MIRANDA | SUSANA ANÁGUA

Organization

Xerem Cultural Association | www.xerem.org | www.viagensinvisiveis.xerem.org

Foundation CACAU | www.cacaucultural.com

Activities

Artist residency | 11 October to 8 November

Workshops for children

Open day | 30 October

Exhibition integrated in the 7th International Biennale of São Tome and Principe | Official inauguration on 30 November.

 

“Entering the territory that has Eutopia for capital, the traveler sees not one city but many, of equal magnitude and not different from each other, scattered over a vast and wavy plateau. Eutropia is not one but all the cities together, one is inhabited, others are empty, and this is by rotation. “

in CALVIN, Italo, Invisible Cities,

VIAGENS INVISÍVEIS is an artistic residence, designed by the artists Ana Fonseca, Carla Cabanas, Mónica de Miranda and Susana Anagua, which will take place from 11 October to 8 November 2013 in São Tomé and Principe. Program activities include a period of artisticcreation in residence, an Open Day, children’s workshops guided by the artists and an exhibition integrated in the 7th International Biennale of São Tomé and Principe.

With this residence, the artists propose to explore the idea of ​​travel as a metaphor for understanding and knowledge, placing the experience of the place in comparison with the experience of looking.

The project name is borrowed from the work of Italo Calvino “Invisible Cities” in which the author uses a fictional Marco Polo to describe 55 wonderful cities, whose stories are more valuable than any wealth that comes from them. The invisible journeys (VIAGENS INVISÍVEIS) taken by these four artists draw paths that question the ideas of journey, traveler, abroad. The route that leads from Lisbon to São Tomé produces dynamic displacements, not only physical, in the territory, but also shifts in terms of ideas, enabling them to produce other viewpoints and other narratives. The project thus aims to enable new directions within the field of the creative process, from collaborative practices to participatory and involvement through the diversity of creative actions and specific in situ.

Ana Fonseca will create Ephemeral Monuments under the project invisible journeys. Here the temporary memorial is assumed by the artist as a solution to urban public art of the present. Transitional interventions that celebrate the great and small events, people and places, thus creating an object from a meta-fictional premise. The realization of it will depend on the experience in São Tomé.

Carla Cabanas will develop a project from reproductions of old postcards of São Tomé and Principe. These postcards work, on the one hand, as a historical portrait of a country, and secondly, as a functional element to exchange memories and affections between who stays and who leaves. Continuing a practice of intervention on photographs, the artist will handle the fading image relating it to the ideas of leaving, the absence and longing.

Mónica de Miranda will create a reflection on the imaginary of the island of São Tomé, in its multiple stories and their relationship with the landscape and with the concept of travel unseen. The artist will discuss myths and legends metaphorically in relation to the landscape of the archipelago of São Tomé, using using video, performance and photography.

Susana Anágua will present a project based on the relationship between two of the cities described in Calvino’s book; Octavia and Ercilia are joined together and its metaphors take shape for the construction of a video installation, which highlight important issues: webs of human relationship versus physicality of the new space, São Tomé, its architecture and industry / machine.

VIAGENS INVISÍVEIS has the support of the Direcção Geral das Artes | Government of Portugal – Secretary of State for Culture, TAP Air Portugal, Foundation Roça Mundo, SEspaço Cacau, Tropical Scientific Research Institute, Fineprint, Ponto das Artes and Ginásio Clube Português.

 

BIOGRAPHIES

Ana Fonseca (São Paulo, 1978) lives and works in Lisbon.

She graduated from Middlesex University, London (2003).

Her solo exhibitions include: “Almack’s # 1” piece on permanent display at the National Coach Museum Lisbon since 2011, “Picturesque and Historical Journey to Portugal”.

Her group exhibitions include: “Antony and friends” – Platform Revolver, Lisbon (2013), “Secret Files” – Photographic Archive, Lisbon (2012); Shows collective design “… (call silence to language-that now-is-not-organ-of-nothing) … “- Nearly Gallery, Porto (2012),” Laboratory Welcome “- Museum of Decorative Arts in Foundation Ricardo Espírito Santo, Lisbon (2010); Art Project and curated” … andthenagain … “- Black Flag City Museum, Lisbon (2010).

Currently developing an artistic residency in Gym Club Portuguese (2013/2014) in the context of her project European Exotic.

http://www.anafonseca.webs.com/ |

 

Carla Cabanas (Lisbon, 1979) lives and works in Lisbon.

She graduated in Fine Arts from the ESAD-CR (2003), the School Maumaus (2004) and attended the photography course the Gulbenkian Creativity and Artistic Creation (2008). Completed a Postgraduate Certificate in Production and Creation in Technological Arts in Lusophone University (2009). Participated in residencies “Mobilehome” (2009) and “Transiting”(2012). Won an Honorable Mention in Photography Prize Purificacion Garcia (2012) and the third prize of Painting Ariane de Rothschild (2005). And received a purse INOV-Art to reside in Antwerp in Belgium (2010/2011).

She has exhibited regularly since 2000, there are the individual: “What became of it was – The Unknown album” Living in the Stag (2012), “The house where I was born and Other Stories” Gallery in Carlos Carvalho (2009).   Of group exhibitions include those performed in the Municipal Archive Photo of Lisbon, Laboratory of Arts in Guimarães, Circulo de Bellas Artes in Madrid, CCCB – Barcelona and at the Headquarters of the Gulbenkian Foundation in Lisbon.

www.carlacabanas.com

Monica Miranda (Porto, 1976) lives and works between Lisbon and London.

Degree in Fine Arts at Camberwell College of Arts (London, 1998) and a Master of Arts and Education at the Institute of Education (London, 2001), is currently finishing her PhD at Middlesex University (London), a scholarship from FCT.

Monica de Miranda was a founder of the Triangle Network Networking in Portugal, respectively coordinated the artistic residencies: “Transiting” (2012) and “Home and Abroad” (2010). Participated in several residences of which are: “Hotel Tropico” (Luanda, 2012), “Out” (Helmet, Rio de Janeiro, 2011), “Muyehlekete” (National Museum of Art, Maputo, 2008). From his solo exhibitions stand out :: “Erosion” (Appleton Square, Lisbon, 2013), “An Ocean Between us” (Plataforma Revolver, Lisbon, 2012), “New geographies” (198 Gallery, London / Platform Revolver, Lisbon / Image HF, Amsterdam, 2008).   Of group exhibitions include: “Once upon a time” (Carpe Diem, Lisbon, 2012), “L’Art est un sport de combat” (Musée des Beaux Arts de Calais, France, 2011),   “This location” (Mojo Gallery, Dubai, 2010), “She Devil” (Studio Stefania Miscetti, Rome 2010),   “Local Worlds” (Centro Cultural de Lagos / Allgarve, Portugal, 2008), “Do you hear me” (State of the World, Calouste Gulbenkian, Lisbon, 2008), “United Nations” (Singapore Fringe Festival, Singapore, 2007) .

Her work is represented in national and international collections.

www.monicademiranda.org | www.out.org

 

Susana Anagua (Lisbon, 1976) lives and works in Lisbon.

Master in Digital Arts from the University of the Arts London (Camberwell College of Arts) degree in Fine Arts and the School of Arts and Design (ESAD) in Caldas da Rainha, where she also teaches since 2009.

Of solo exhibitions include: in 2012, Looking Radar, Graphos: Brazil, Rio de Janeiro and in 2008, “disarray / Northless” project room of the Modern Art Centre of the Calouste Gulbenkian Foundation, Lisbon.

It has works in collections such as Lygia Clark Foundation – Brazil, CAMJAP, Modern Art Centre of the Calouste Gulbenkian, MACE – Museum of Contemporary Art of Elvas or PLMJ.

Exhibits regularly in Portugal and abroad. She is an artist represented by Gallery Graphos – Rio de Janeiro – Brazil.

http://anagua.wordpress.com/|

Negro de Estimação apresenta-se em Portugal, Espanha, Cabo Verde e Moçambique Negro de Estimação presented in Portugal, Spain, Cape Verde and Mozambique

Créditos: Marcelo Lyra
Créditos: Marcelo Lyra

O espetáculo Negro de Estimação de Kleber Lourenço apresenta-se em Portugal, Espanha, Cabo Verde e Moçambique, no âmbito de uma circulação internacional organizada pelo coletivo brasileiro Visível Núcleo de Criação com o apoio da XEREM.

Negro de Estimação é um trabalho de teatro-dança, fruto de adaptação do livro Contos negreiros, do premiado escritor brasileiro Marcelino Freire. Explora temas como identidade racial, religiosidade, violência, exploração sexual e racismo, permeados por humor, acidez e poesia.

O ator, bailarino, coreógrafo, encenador e arte-educador Kleber Lourenço, nascido em Pernambuco, Nordeste do Brasil, e radicado atualmente em São Paulo, leva ao palco um solo de teatro e dança, fruto da adaptação de oito contos do livro Contos negreiros, do também pernambucano Marcelino Freire. Em 2006, a obra venceu, na categoria livro de contos, o Jabuti de Literatura, principal prêmio literário do Brasil, existente desde 1959.

Negro de Estimação desenrola-se partindo do estudo da ação dramática existente nos contos. Durante cinquenta e cinco minutos, uma sucessão de quadros mostra a evolução do corpo negro, tratando de questões que passam pela história até discussões contemporâneas sobre identidade e preconceito. O corpo do ator-bailarino desdobra-se em personagens que contam suas estórias em movimentos fragmentados do universo das manifestações populares. O espetáculo é indicado para maiores de 16 anos.

Depois de assistir ao espetáculo, que tem co-direção de Marcondes Lima, o autor escreveu: “O meu-seu Negro de Estimação deu-me uma facada. Uma fisgada. Seu corpo nu me vestiu de bala. Perdida. Deixou-me em choque. Alerta. Ave nossa! Essa contradança com as palavras. Esse balé-ralé. Pois é. Acho até que você melhorou os meus contos-cantos. Porque deu corpo e pele a eles. Porque transcendeu essa coisa de página em branco. Branca. Sem cheiro. Você deu suor aos meus parágrafos e medos. Você me descabelou. Irá, com certeza, por onde você for, deixar a plateia em flor. Pele e pelo…”

O espetáculo estreou em 2007, no Festival Porto Alegre em Cena, um dos principais festivais de artes cênicas do Brasil. De 2007 a 2012, foram realizadas 57 apresentações em temporadas e circulações por 10 estados e 17 cidades brasileiras, com um público estimado em seis mil pessoas.

A circulação internacional integra também o Workshop: corpo Brincante ministrado por Kleber Lourenço, realizando-se em Lisboa, Évora, Bilbao, Mindelo e Maputo.

cartaznegro

CIRCULAÇÃO INTERNACIONAL: NEGRO DE ESTIMAÇÃO

PORTUGAL

TONDELA
21/05
Auditório 2, Novo ciclo ACERT
21h45
http://www.acert.pt/

LISBOA
25 E 26/05
Teatro do Bairro
25/5 – 21h00
26/5 – 18h
http://www.teatrodobairro.org/

WORKSHOP: O CORPO BRINCANTE
26/05
SOU – Movimento e Arte
15h
http://soumovimentoearte.wordpress.com

ÉVORA
28 e 29/05
Igreja de São Vicente
Colecção B, programação inserida nos Ciclos de São Vicente
22h
http://www.escritanapaisagem.net/

WORKSHOP: O CORPO BRINCANTE
29.05
Igreja de São Vicente
14h

FAFE
30 e 31/05
Projeto FAFE Cidade das Artes
21h30

FARO
1/06
CAPa – Centro de Artes Performativas do Algarve
22h

Home PT

SINES
02/06
Centro de Artes de Sines
22h
http://centrodeartesdesines.com.pt

ESPANHA

BILBAO
23 e 24/05
La Fundición
20h

WORKSHOP: O CORPO BRINCANTE
24.05
La Fundición
das 16h às 18h
www.lafundicion.org

CABO VERDE

MINDELO
04 E 05/06
Academia Jotamont
21h30
http://www.zeropointart.org

WORKSHOP: O CORPO BRINCANTE
05/06
Academia Jotamont
10h

MOÇAMBIQUE

MAPUTO
08/06
Centro Cultural Franco-Moçambicano
20h30
www.ccfmoz.com

WORKSHOP: O CORPO BRINCANTE
10/06
Escola de Música de Maputo
10h

FICHA TÉCNICA

Criação e Interpretação: Kleber Lourenço
Co-direção: Marcondes Lima
Figurinos: Luciano Pontes
Cenografia: Bruno Vilela
Trilha Sonora Original: Zé Guilherme (Missionário José)
Operação de som: José Neto
Criação de luz: Luciana Raposo
Operação de luz: Juliana Santos
Produção executiva: Pedro de Castro e Kleber Lourenço
Produção Internacional: Carmo Serpa e Jorge Rocha
Organização: P Castro Produções e Visível Núcleo de criação

Maiores de 16 anos
55 minutos

www.twiter.com/visivelnucleo
www.flickr.com/visivelnucleo

Créditos: Marcelo Lyra
Credits: Marcelo Lyra

The show Negro de Estimação by Kleber Lourenço will be presented in Portugal, Spain, Cape Verde and Mozambique within a international tour organized by the brazilian colective Visível – Núcleo de Criação with the support of XEREM.

Negro de Estimação is a dance and theater piece, resulting from the adaptation of the book Contos negreiros of the award-winning writer Marcelino Freire exploring topics such as racial identity, religion, violence, sexual exploitation and racism, permeated with humor, acidity and poetry.

The actor, dancer, choreographer, director and art educator Kleber Lourenço, born in Pernambuco, northeastern Brazil, and currently living in São Paulo, brings to the stage a solo dance theater, the result of the adaptation of eight stories of the book Contos Negreiros, of Marcelino Freire also from Pernambuco. In 2006, the book won the category storybook, the Jabuti of Literature, main literary prize in Brazil since 1959.

The show premiered in 2007, in the Festival Porto Alegre em Cena, one of the major theater festivals in Brazil. From 2007 to 2012, there were 57 presentations in 10 Brazilian states and 17 cities, with an estimated audience of six thousand people.
The International Tour also includes the Workshop: Corpo Brincante held by Kleber Lourenço, taking place in Lisbon, Évora, Bilbao, Mindelo and Maputo.

cartaznegro

INTERNACIONAL TOUR: NEGRO DE ESTIMAÇÃO

PORTUGAL

TONDELA
21/05
Auditório 2, Novo ciclo ACERT
9.45 pm
http://www.acert.pt/

LISBOA
25 E 26/05
Teatro do Bairro
25/5 – 9pm
26/5 – 6pm
http://www.teatrodobairro.org/

WORKSHOP: O CORPO BRINCANTE
26/05
SOU – Movimento e Arte
3pm
http://soumovimentoearte.wordpress.com

ÉVORA
28 e 29/05
Igreja de São Vicente
Colecção B, programação inserida nos Ciclos de São Vicente
10pm
http://www.escritanapaisagem.net/

WORKSHOP: O CORPO BRINCANTE
29.05
Igreja de São Vicente
2pm

FAFE
30 e 31/05
Projeto FAFE Cidade das Artes
9.30pm

FARO
1/06
CAPa – Centro de Artes Performativas do Algarve
10pm

Home PT

SINES
02/06
Centro de Artes de Sines
10pm
http://centrodeartesdesines.com.pt

ESPANHA

BILBAO
23 e 24/05
La Fundición
8pm

WORKSHOP: O CORPO BRINCANTE
24.05
La Fundición
from 4 till 6 pm
www.lafundicion.org

CABO VERDE

MINDELO
04 E 05/06
Academia Jotamont
9.30pm
http://www.zeropointart.org

WORKSHOP: O CORPO BRINCANTE
05/06
Academia Jotamont
10h

MOÇAMBIQUE

MAPUTO
08/06
Centro Cultural Franco-Moçambicano
8.30pm
www.ccfmoz.com

 

WORKSHOP: O CORPO BRINCANTE
10/06
Escola de Música de Maputo
10am

CREDITS
Creation and Interpretation: Kleber Lourenço
Co-direction: Marcondes Lima
Costume Design: Luciano Pontes
Set Design: Bruno Vilela
Original Soundtrack: Zé Guilherme (Missionário José)
Sound Operating: José Neto
Ligth Design: Luciana Raposo
Light Operation : Juliana Santos
Executive Production: Pedro Lourenço de Castro and Kleber Lourenço
International Tour Production: Carmo Serpa and Jorge Rocha
Organization: P Castro and Visível Núcleo de Criação

Above 16 years old
55 minutes

www.twiter.com/visivelnucleo
www.flickr.com/visivelnucleo

A Xerem no Fórum Anna Lindh Mediterraneo 2013Xerem in the Anna Lindh Forum Mediterranean 2013

Marseile ALF e-u Forum 2013 (4)

A Xerem esteve em Marselha a participar no Forum Anna Lindh Mediterranean 2013 representada por Jorge Rocha.

Este Fórum reúne de três em três anos cerca de 1000 pessoas da sociedade civil, representantes de organizações que integram as diversas redes nacionais criadas nos diversos países ligados ao diálogo mediterrânico que a Fundação Anna Lindh vem desenvolvendo.

A Xerem integra a rede portuguesa da Anna Lindh e marcou presença em Marselha onde se debateram assuntos relacionados com Cultura e Criatividade; Educação e Ensino Intercultural; Espaços Urbanos e Cidadania; Media e Percepção; Mulheres; Juventude; Desenvolvimento; Diversidade; Democracia e Sociedade Civil.

No âmbito do debate surgiram diversas recomendações que vão agora ser reunidas e entregues às diversas organizações políticas, com o objetivo de provocar mudanças estratégicas. Entre os diversos assuntos discutidos, está a necessidade de criar programas de mobilidade de artistas no espaço euro-mediterrânico.

Mais informações sobre as conclusões do Fórum poderão ser consultadas aqui  Marseile ALF e-u Forum 2013 (4)

Xerem was in Marseille in the Anna Lindh Forum Mediterranean 2013 represented by Jorge Rocha.

Every 3 years, this forum bring together about 1,000 people from civil society, representatives of organizations that integrate the various national networks established in different countries linked to the Mediterranean dialogue that Anna Lindh Foundation has been developing.

Xerem integrates the Portuguese network of Anna Lindh and was present in Marseille, where was discussed issues related to Culture and Creativity, Education and Intercultural Learning, Urban Spaces and Citizenship, Media and Perception, Women, Youth, Development, Diversity, Democracy and Civil Society .

Within the debate several recommendations arose, which will now be collected and delivered to various political organizations, aiming to provoke strategic changes.

Among many discussed issues, are the need of creating programs to stimulate artist mobility in the euro-mediterranean.

More information about the conclusions of the Forum can be found here

A Xerem no Forum Anna Lindh Mediterrâneo 2013 em MarselhaXerem in the Anna Lindh Mediterranean Forum 2013 in Marseille

map-image

A Xerem estará em Marselha, representada por Jorge Rocha, que irá participar no Forum Mediterrâneo Anna Lindh 2013 que acontece entre o dia 4 e 7 de Abril.

O Forum Mediterrâneo Anna Lindh 2013 é um encontro único que reúne jovens líderes e organizações da sociedade civil, além de influentes políticos e especialistas interculturais de toda a região euro-mediterrânica. Convocada a cada três anos pela Fundação Anna Lindh, o objetivo é proporcionar um espaço inovador e participativo para o debate, trabalho em rede e intercâmbio de boas práticas em iniciativas de diálogo intercultural. O fórum acolherá perspectivas únicas, e a participação de pessoas de diversas origens, culturas e crenças que podem transformar novas idéias em ação na sequência do fórum.

Como uma organização de artistas independente, acreditamos no trabalho em rede e estamos interessados ​​em desenvolver conexões com os países do Mediterrâneo, incluindo o norte de África, para nos conectarmos com parceiros locais, desenvolver projetos e pensar / trabalhar juntos.
Sentimos que em rede com a ALF, seremos capazes de construir novas oportunidades para os artistas portugueses entre os países vizinhos e culturas em que nossa atividade poderá propor o diálogo e intercâmbio de novas idéias e parcerias.

A Xerem integra a rede portuguesa da Fundação Anna Lindh map-image
Xerem will be in Marseille, represented by Jorge Rocha that will be participating in the Anna Lindh Mediterranean Forum 2013 that takes place from 4 to 7 April.

The Anna Lindh Mediterranean Forum is a unique gathering that brings together youth leaders and civil society organisations, in addition to influential policy-makers and intercultural experts from across the Euro-Mediterranean region. Convoked every three years by the Anna Lindh Foundation, the goal is to provide an innovative and participative space for debate, networking and good practice exchange on intercultural dialogue initiatives. The Forum welcome unique perspectives, and the participation of people from diverse origins, cultures and beliefs who can turn new ideas into action following the Forum.

As an independent artists organization we believe in Networking and we are interested in connections with countries of the Mediterranean, including North Africa to connect with local partners, develop projects and think/work together.
We feel that by networking with ALF we will be able to build new opportunities for Portuguese artists among neighbouring countries and cultures in which our activity can propose dialogue and interchange of fresh ideas and partnerships.

Xerem is part of the portuguese network of Anna Lindh Foundation